top of page

Você deveria comer menos!

  • Foto do escritor: Gabriella de Souza
    Gabriella de Souza
  • 23 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

A sociedade e o julgamento sem fim da mulher


ree

FOTO: Ilustrativa/Google


Você deve ser mais magra! Você tem que comer menos! Tenha postura! Arrume o cabelo! Corrija os dentes! Esteja sempre bem maquiada! Se vista melhor; vai que encontra o homem da sua vida quando sair! Fale baixo! Mulher não deve agir assim! Mantenha as unhas pintadas! Não fique com muitos homens; você é mulher para casar! Seja obediente! Fique em casa! Seja perfeita; você está no mercado!


Não é fácil acreditar que, em pleno século XXI, mulheres ainda escutem frases como essas. Muitos dos conceitos que um dia definiram a mulher estão sendo reescritos, mas grande parte da população feminina ainda escuta frases descabidas sobre como a mulher deve ser. É claro que querem ditar como uma mulher deve agir.


Mais do que isso, a mulher deve seguir o padrão: cabelo liso, pele perfeita, cílios grandes, nariz fino, boca carnuda, um corpinho magro. Mesmo essas mulheres sofrem com as pressões sociais, como visto recentemente no programa BBB, quando o cantor Rodriguinho fez comentários sobre a modelo e empresária Yasmin Brunet.


A sociedade adoece as mulheres. Mesmo com o aumento do número de modelos e campanhas que envolvem modelos plus size, o que prevalece é a beleza "magra". Garotas que crescem com diversos distúrbios alimentares como bulimia e anorexia, e complexos de inferioridade. Mesmo aquelas que dizem se "aceitar" só se sentem bem e bonitas quando estão maquiadas e com o cabelo perfeito. E aquelas que realmente não ligam para os estereótipos sofrem grande repressão.


É preciso que as mulheres se amem e aceitem verdadeiramente, e mais do que isso, é necessário que a sociedade aceite as mulheres como elas são: naturais, com suas gordurinhas, espinhas, estrias e celulites. Pois de nada adianta um discurso de aceitação e valorização se os maridos, pais, avós e amigos não aceitam as mulheres como elas são.

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page