top of page

Prefeito de Parintins inaugura escola na comunidade São Paulo da Valéria

  • Foto do escritor: da Redação
    da Redação
  • 26 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

Toda a estrutura foi construída 1 metro acima do nível da maior enchente já registrada no rio Amazonas


ree

Foto: Yuri Pinheiro


Nesta quinta-feira, dia 25, o Prefeito de Parintins oficializou a inauguração da Escola São Francisco na comunidade São Paulo da Valéria. O evento contou com a presença de autoridades locais, membros da comunidade e educadores. A nova instituição promete ser um marco para a comunidade, oferecendo instalações modernas e um ambiente propício para o aprendizado, reforçando a importância do investimento na educação para o desenvolvimento local.


A escola São Francisco possui uma sala de aula, área administrativa, cozinha, banheiros e área de convivência. Toda a estrutura foi construída 1 metro acima do nível da maior enchente já registrada no rio Amazonas. O educandário será voltado para o Ensino Infantil.


A entrega da escola da comunidade São Paulo foi prestigiada por moradores da região da Valéria, pelo presidente da Câmara, Alex Garcia, pelos vereadores Mateus Assayag, Vanessa Gonçalves, Babá Tupinambá, Naldo Lima e Tião Teixeira (vereador licenciado e secretário municipal), e secretários municipais.


Segundo o prefeito Bi Garcia, a nova escola da comunidade São Paulo da Valéria será, além da base escolar para crianças da região, um instrumento de oportunidades, principalmente para os moradores que trabalham com o turismo na temporada de cruzeiros. "Aqui também vai ser uma escola que será usada aos finais de semana para a qualificação profissional, principalmente no que se refere à língua inglesa. Os moradores da Serra da Valéria recebem em média 10 navios por ano, principalmente estrangeiros e que falam inglês. Será uma casa, um instrumento para melhorar a qualidade de vida de todos aqueles que moram nessa região", salientou Bi Garcia.


A senhora Ana Clara da Silva, moradora da comunidade de São Paulo, destacou a realização de um sonho com a entrega da nova escola. De acordo com ela, o novo educandário era um anseio de todos os moradores da comunidade e região. "A gente tinha um sonho na nossacomunidade de ter essa escola linda que a gente sempre sonhou. Nossa escola já estava muito antiga. Sempre o nosso sonho era ter essa escola nova, toda climatizada. Os alunos se sentiram muito felizes e satisfeitos", enalteceu.


O secretário de Educação de Parintins, Azamor Pessoa, destacou a importância da nova escola de São Paulo da Valéria para um ensino com mais qualidade e eficiência na região. "É sem dúvida um investimento que vem de encontro com o anseio de todos os comunitários, da educação especial, para que a possa trabalhar cada vez mais em uma educação de qualidade, em uma educação que traga equidade para todos. São investimentos de uma gestão que acredita na educação, que tem a educação como o caminho mais seguro para se vencer na vida", evidenciou Azamor Pessoa.


Novos investimentos


Após a entrega da escola São Francisco, a Prefeitura de Parintins irá trabalhar na construção de um museu na comunidade São Paulo, construção de um novo sistema de abastecimento de água através do programa Água no Jirau e a construção da escola na comunidade Bete Semes. Todos os investimentos foram anunciados pelo prefeito Bi Garcia.



Comments


bottom of page